Uma mulher de 63 anos, da cidade de Embu das Artes em São Paulo, foi socorrida por Guarda-Vidas em serviço na Praia do Curral, em Ilhabela.
Ao chegarem ao local, os Guarda-Vidas encontraram a vítima inconsciente em área de varrido, sendo retirada para um local seguro, onde foi realizada a avaliação primária. A vítima apresentava pulso fraco, respiração agônica e grande quantidade de espuma em nariz e boca. Imediatamente, foi acionado o SAMU, que se deslocava em patrulhamento preventivo pela região.
Durante o monitoramento, houve agravamento do quadro clínico, evoluindo para parada cardiorrespiratória. Prontamente, os Guarda-Vidas iniciaram as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP), com o apoio de um profissional de enfermagem presente no local.
As equipes do SAMU chegaram em seguida, dando continuidade aos procedimentos de reanimação. Foi utilizado o Desfibrilador Externo Automático (DEA) e, após o segundo ciclo de administração de adrenalina, a vítima apresentou retorno do pulso e da respiração, sendo encaminhada para atendimento médico especializado.



