Categories: Geral

SP amplia rede de proteção à mulher e medidas protetivas crescem 41,7% em um ano

Espaços acolhedores dentro de delegacias, Salas DDM escutam vítimas de forma humanizada e dão encaminhamento a denúncias

O Governo de São Paulo investiu na expansão da proteção às mulheres nos últimos dois anos, com quase o dobro de salas de atendimento em delegacias, lançamento de serviço exclusivo para elas no 190 e aplicativo para facilitar registros de ocorrência. As ações contribuíram para o aumento de medidas protetivas de urgência ajuizadas em defesa delas em 41,7% nos últimos 12 meses. O número passou de 98,8 mil em 2023 para mais de 140 mil em 2024.

O estado possui hoje 152 Salas de Delegacia de Defesa da Mulher (Salas DDM) 24h – 68 delas inauguradas em 2024. Os espaços acolhem e dão encaminhamento imediato a denúncias de dentro de delegacias da Polícia Civil.

Ao se deslocar para uma unidade policial e informar que é vítima de violência doméstica ou familiar, o atendimento à mulher é oferecido na Sala DDM, um espaço privado para acolhimento e atendimento. O serviço é realizado por videoconferência por um policial especializado para registro da denúncia e dar eventual encaminhamento.

“Muitas vezes as vítimas não se sentem muito confortáveis em ir a uma delegacia”, diz a delegada Adriana Liporoni, que coordena as DDM do estado. “Na Sala DDM, a mulher é conduzida para um ambiente acolhedor para ser atendida e lá ela vai apresentar a sua questão, vai ser orientada, vai fazer o boletim de ocorrência se for o caso, pode pedir medida protetiva de urgência. Então ela já sai de lá com o B.O. feito e com a medida protetiva de urgência ajuizada e com uma camada de proteção extra.”

Dar visibilidade aos serviços de proteção ao público feminino é a bandeira do movimento SP Por Todas, lançado no ano passado pela gestão estadual. Durante este março, Mês da Mulher, as iniciativas ganham destaque, com reforço ainda de ações não só a respeito de combate a abuso sexual e outras violências, mas também pela saúde e independência financeira da mulher paulista

Além das Salas DDM nas delegacias, as mulheres contam com 141 unidades completas de DDM em diferentes regiões do estado – 11 delas com atendimento 24 horas. Em 2024, as DDMs executaram 10.667 prisões (371 a mais que no ano anterior) e mais de 98.9 mil inquéritos foram instaurados (11% a mais que em 2023). Nos últimos dois anos, 473 novos policiais civis foram destinados às DDMs para reforçar as equipes.

Para além das DDMs e do atendimento especial presencial, o Governo de São Paulo disponibiliza uma rede exclusiva para atender casos de violência contra mulheres, como o aplicativo SP Mulher Segura, a Delegacia Online da Polícia Civil e os canais telefônicos (190, 180 e 181), além do protocolo Não Se Cale, com treinamento de trabalhadores em bares e restaurantes para acolhimento de vítimas.

Só nos atendimentos online, houve um crescimento de 17,7% no número de boletins de ocorrência registrados em 2024 em comparação a 2023. “O Governo de São Paulo tem um compromisso concreto em relação ao enfrentamento da violência de gênero e por isso promove a realização de políticas de proteção à mulher”, diz Liporoni.

Como denunciar violência contra a mulher em SP?

  • Disque 190 (Polícia Militar – Cabine Lilás)
  • Disque 180 (Polícia MIlitar – Central de Atendimento à Mulher)
  • Disque 181 (Disk Denúncia)
  • Delegacias de Defesa da Mulher (DDM): Confira aqui os endereços
  • Delegacia Eletrônica da Polícia Civil: Acesse aqui
  • Atendimento presencial em delegacias de polícia e salas DDM Online: Veja lista de endereços aqui

Em estabelecimentos comerciais, fazer o gesto do protocolo “Não Se Cale”: o sinal é feito com apenas uma mão: palma aberta para cima, polegar flexionado ao centro e dedos fechados em punho. Entenda a iniciativa aqui.

 

Redação

Nosso compromisso é com a notícia. O que faz nossa equipe apurar junto aos órgãos oficiais as principais informações da resenha policial da região.

Recent Posts

Homem é preso após furtar bicicleta de paciente na UPA Sul em Caraguatatuba

Uma equipe da GCM durante patrulhamento na tarde de quinta-feira (30), deteve um homem pelo…

8 horas ago

Policiais municipais de São Sebastião participam de treinamento especializado em armamento e manejo de cães

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), promoveu nesta…

19 horas ago

Polícia Civil prende homem acusado de tentativa de homicídio em Ilhabela

Segundo a polícia, o crime aconteceu em janeiro após uma briga em um bar onde…

2 dias ago

Jovem forja o próprio sequestro para extorquir dinheiro da mãe em São Sebastião

Filho tinha saído de casa há 7 dias sem dar notícia e nesta quinta-feira (30)…

2 dias ago

GCM recupera veículo furtado na madrugada no bairro Indaiá, em Caraguatatuba

A Guarda Civil Municipal recuperou na tarde desta quarta-feira (29), um veículo que foi furtado…

3 dias ago

Homem é preso após arrombar casa para furtar em Ilhabela

Um homem 23 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira (30), após arrombar uma casa…

3 dias ago