Categories: Vale do Paraíba

São Paulo leva salas de proteção à mulher para delegacias de mais seis cidades

Espaços de atendimento fazem parte de ações do Governo de São Paulo que marcam a campanha SP por Todas: 21 dias por elas

O Governo de São Paulo leva para mais seis cidades neste mês o serviço das salas das Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) Online, com atendimento especializado para elas nos distritos policiais. A expansão faz parte do programa SP Mulher, da Secretaria de Segurança Pública, e a implementação das salas integra as ações do “SP por Todas: 21 dias por elas”, campanha que dá visibilidade ao movimento “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, com alcance internacional e envolvimento tanto do poder público quanto da sociedade civil.
As novas salas reforçam a segurança no interior. Elas chegam a Aparecida, Bananal, Campos do Jordão, Pindamonhangaba, Ituverava e Capivari. A primeira delas começou a funcionar nesta semana em Aparecida.
“A expansão das Salas DDM Online para mais cidades de São Paulo é um passo fundamental na garantia de proteção e acolhimento às mulheres vítimas de violência. Com a modernização e humanização do atendimento, asseguramos que cada mulher tenha o suporte necessário, de forma segura e acessível, para denunciar e buscar justiça. O Governo de São Paulo está comprometido em fortalecer a rede de proteção, garantindo que todas as mulheres, em qualquer município, possam se sentir seguras e protegidas”, afirmou a secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro.
As salas estão dentro das Delegacia de Polícia. Ao se deslocar para a unidade e informar que é vítima de violência doméstica ou familiar, é oferecido à mulher o atendimento pela sala DDM. O serviço é realizado por videoconferência por um policial especializado em acolhimento para registro da denúncia.
“O principal ganho é que a vítima recebe atendimento mais preparado e qualificado por esse policial especializado. Ou seja, ela será melhor acolhida e terá mais tempo com o profissional do que se passasse no plantão comum com outras ocorrências policiais”, disse a delegada Cláudia Nogueira Cobra, coordenadora da DDM Online.
A delegada conta que o boletim de ocorrência é registrado como se o policial estivesse presencialmente com a vítima. “Caso a mulher solicite a medida protetiva de urgência, a gente grava o depoimento dela por vídeo, que é transcrito pelo sistema e encaminhado ao Poder Judiciário”, complementou.
A ideia das DDM Online é complementar ao atendimento das unidades das Delegacias de Defesa da Mulher (DDM). Além das 141 delegacias territoriais especializadas, agora o estado passa a ter 144 salas DDM Online. Somente na atual gestão, 65 salas passaram a prestar apoio às vítimas de violência doméstica.
BO eletrônico
Além das salas DDMs, a vítima pode optar por registrar o boletim de ocorrência sem sair de casa. O processo pode ser feito por meio do site da delegacia eletrônica da Polícia Civil ou pelo aplicativo SP Mulher Segura.
Em ambas as plataformas, é solicitado o preenchimento de um boletim de ocorrência onde a vítima cadastra suas informações pessoais, do agressor e o histórico da ocorrência, podendo anexar imagens. Também é possível solicitar a medida protetiva de urgência.
“Muitas mulheres vítimas de agressão têm vergonha de se expor. Então é muito mais cômodo para ela receber esse atendimento de casa. Basta apenas ter acesso à internet”, comentou a delegada.
São Paulo por Todas
O movimento “São Paulo por Todas” é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas do estado para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira exclusivamente disponíveis para elas.
Confira no Portal da Mulher Paulista as políticas públicas estruturadas e entregues para que as mulheres de São Paulo estejam seguras, saudáveis e conquistem sua liberdade financeira.

Redação

Nosso compromisso é com a notícia. O que faz nossa equipe apurar junto aos órgãos oficiais as principais informações da resenha policial da região.

Recent Posts

Homem é preso após furtar bicicleta de paciente na UPA Sul em Caraguatatuba

Uma equipe da GCM durante patrulhamento na tarde de quinta-feira (30), deteve um homem pelo…

5 horas ago

Policiais municipais de São Sebastião participam de treinamento especializado em armamento e manejo de cães

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), promoveu nesta…

16 horas ago

Polícia Civil prende homem acusado de tentativa de homicídio em Ilhabela

Segundo a polícia, o crime aconteceu em janeiro após uma briga em um bar onde…

2 dias ago

Jovem forja o próprio sequestro para extorquir dinheiro da mãe em São Sebastião

Filho tinha saído de casa há 7 dias sem dar notícia e nesta quinta-feira (30)…

2 dias ago

GCM recupera veículo furtado na madrugada no bairro Indaiá, em Caraguatatuba

A Guarda Civil Municipal recuperou na tarde desta quarta-feira (29), um veículo que foi furtado…

3 dias ago

Homem é preso após arrombar casa para furtar em Ilhabela

Um homem 23 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira (30), após arrombar uma casa…

3 dias ago