Governo de SP lança movimento São Paulo Por Todas, para dar visibilidade aos serviços voltados para segurança delas
O monitoramento de agressores de mulheres por tornozeleira eletrônica prendeu 20 homens por descumprimento das medidas protetivas, como proibição de contato ou aproximação com a vítima, em sete meses de atuação.
Atualmente, o Centro de Operações da Polícia Militar de São Paulo (Copom) monitora 84 acusados de violência contra a mulher. A Secretaria de Segurança Pública ampliou os serviços de proteção para as mulheres durante março, com o anúncio da compra de mil tornozeleiras. Para dar visibilidade às ações e tornar as medidas permanentes, o governo lançou o movimento São Paulo Por Todas.
“Esse programa traz uma proteção efetiva para a mulher. Antes, ela tinha a medida protetiva a seu favor e a vítima precisaria vê-lo se aproximar, ligar para o 190 e avisar que houve o descumprimento. Com este projeto, o agressor é surpreendido pela polícia antes de surpreender a vítima”, explica o 1º tenente Jackson da Cruz Souza, do Centro de Operações da Polícia Militar.
O monitoramento é fruto de uma parceria entre a gestão estadual, com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, e o judiciário paulista. Desde setembro, quando começou o programa, 240 detidos receberam tornozeleira eletrônica após deliberação em audiências de custódia. Do total, metade foi por violência doméstica.
Inicialmente, apenas pessoas detidas na capital paulista eram monitoradas. O programa será expandido para municípios da Baixada Santista ainda neste primeiro semestre em razão da compra dos mil equipamentos eletrônicos.
Dois motociclistas ficaram com ferimentos graves após um acidente frontal na Avenida, Padre Anchieta, por…
Na madrugada desta segunda-feira (4/8), um homem de 44 anos foi preso em flagrante por…
A Polícia Militar foi acionada na tarde de domingo (3/8), para atender uma ocorrência de…
Policiais de moto que realizavam o patrulhamento na Costa Norte de São Sebastião, na tarde…
Em dez anos, o número de mortes intencionais reduziu 33% em todo o estado Mais…
https://youtu.be/IlWtT2A1I6Y