Policiais militares do 20º BPM/I são condecorados pelo Dia do Soldado em Caraguatatuba

A solenidade de comemoração ao Dia do Soldado, realizada pelo 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior Cel PM Edgard Armond, foi realizada na noite de quinta-feira (22/8), no Teatro Mario Covas, no Indaiá, com a presença de mais de 500 pessoas.
Na ocasião, 26 praças do 20º BPM/I foram homenageados com a Láurea de Mérito Pessoal, por terem se destacado nas situações adversas enfrentadas no policiamento diário do Litoral Norte.
Durante a cerimônia, também receberam homenagens secretários e funcionários da administração municipal de Caraguatatuba, como forma de reconhecimento ao apoio prestado. Entre eles, o secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti; o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo; o secretário de Serviços Públicos, Robson Lobato; a coordenadora de serviços da Sesep, Marisa Raquel Albertão; a funcionária da Secretaria da Fazenda, Adriana dos Santos, entre outros.
Mais homenagens foram prestadas aos secretários de Segurança de Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, presidentes e diretores de Consegs do litoral Norte, além do pastor Luiz Rocha, da Igreja Universal doo Reino de Deus.
A comandante do 20º BPM/I, tenente-coronel PM Angélica Alves da Silva, agradeceu o empenho dos policiais da região. “Muito obrigado pelo trabalho, dedicação, comprometimento de todos!”
Dia do Soldado e Láurea do Mérito Pessoal
No dia 25 de agosto é comemorado o Dia do Soldado. A data homenageia o marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias (RJ), que nasceu em 25 de agosto de 1.803, na Vila de Porto da Estrela, na Capitania do Rio de Janeiro, quando Brasil ainda era Vice-Reino de Portugal. O decreto Federal nº 51.429, de 13 de março de 1962, do então presidente João Goulart, instituiu e homologou a escolha do duque de Caxias como patrono do Exército Brasileiro.
Instituída em 1974, inicialmente como “Medalha PMzito do Mérito Pessoal”, a medalha trazia o soldado mascote da Polícia Militar no centro do distintivo. A partir do final da Década de 80, a condecoração foi alterada para “Láurea do Mérito Pessoal” e a imagem do mascote foi substituída pelo escudo do brasão da PM.
A Láurea é dividida em cinco graus distintos. Do 5º ao 3º grau, a condecoração é outorgada pelo comandante do Batalhão da PM da região onde o policial militar está servindo. No 2º grau, a condecoração é concedida pelo chefe do Comando do Policiamento do Interior e, no 1º grau mais alto, a medalha é ofertada apenas pelo comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Redação

Recent Posts

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de tráfico de drogas

Em patrulhamento preventivo pela região central de Caraguatatuba na noite de terça-feira (18), os agentes…

17 horas ago

Idoso sofre queda em trilha de três metros e fica ferido em Ubatuba

O Corpo de Bombeiros foi acionado na tarde desta quarta-feira (19), para atender uma ocorrência…

4 dias ago

Calorão de 38°C leva procurado para cadeia após chamar atenção usando blusa em Caraguá

Um homem de 36 ano, foi preso na tarde desta quarta-feira (19), por uma equipe…

4 dias ago

Homem é preso com 800 porções de drogas em Caraguatatuba

Um homem foi preso nesta terça-feira (18), acusado do crime de porte ilegal de arma…

5 dias ago

Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba registra mais de 2,5 mil ações em janeiro

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba intensificou sua atuação no município durante o mês…

6 dias ago

Operação Carnaval: policiamento vai ser ampliado em todo o estado de São Paulo

Cerca de 20 mil PMs atuarão na capital paulista, interior e litoral; Civil reforçará atendimento…

6 dias ago