Com investimento de R$ 2,7 milhões, unidade passou por melhorias na estrutura e acessibilidade do prédio
A Polícia Civil de São Paulo reinaugurou nesta segunda-feira (15) a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Caraguatatuba, no litoral norte paulista. O estado investiu R$ 2,7 milhões na reforma e ampliação da unidade.
Com o término das obras, o espaço ganhou instalações modernas e se tornou mais acessível para receber pessoas com mobilidade reduzida.
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, prestigiou a inauguração. “Tivemos redução de praticamente todos os índices criminais no estado, mas os crimes contra as mulheres são extremamente complexos, vindos de pessoas nas quais essas vítimas confiam. Não vamos tolerar isso. A ampliação de todos os serviços voltados às mulheres já é uma realidade no território paulista. Essa unidade nova, confortável e apta tanto para o nosso efetivo quanto para acolher as vítimas, é uma prova disso.”
“A DDM de Caraguatatuba representa um importante passo no fortalecimento da segurança pública no litoral norte paulista. É um espaço para a vítima buscar mais do que um apoio técnico da Polícia Civil, mas um local seguro e acolhedor durante todo o processo de denúncia”, ressaltou o Secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, durante o evento.
O delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian, comentou a importância da unidade para a região. “Não é apenas uma melhoria física, mas a afirmação do valor que damos à dignidade e à vida de cada mulher”, disse.
Para reforçar o combate à violência contra a mulher, a região do Vale do Paraíba conta com dez DDMs territoriais, sendo que a de São José dos Campos possui atendimento 24 horas. Além disso, possui 16 salas DDM Online espalhadas em plantões policiais onde uma equipe especializada realiza o atendimento por videoconferência.
O efetivo de policiais civis que atuam nas delegacias especializadas da mulher na região também foi ampliado na gestão. São 29 agentes a mais em serviço, sendo dez investigadores e 19 escrivães.
Pela Polícia Militar, ainda há o suporte da Cabine Lilás, um serviço especializado de atendimento voltado a vítimas de violência doméstica e familiar nos 39 municípios do Comando de Policiamento do Interior 1, com sede em São José dos Campos.
Desde a sua implementação, em junho deste ano, mais de mil vítimas já foram orientadas via 190 sobre como obter seus direitos, receber assistência médica e social, e de quais formas pode se proteger do agressor naquele momento.
O Governo do Estado também criou o aplicativo SP Mulher Segura. Com ele, a vítima pode realizar o boletim de ocorrência de forma online, acionar o botão do pânico em caso de aproximação indevida do acusado e chamar uma viatura policial em situações de ameaça.