Polícia Ambiental flagra pesca de mero ameaçado de extinção

Flagrante foi realizado pela 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3ºBPAmb, pela Praia dos Milionários, em São Vicente. 

Na tarde de quarta-feira (24), uma equipe da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3°BPAmb, em patrulhamento ostensivo e preventivo náutico, em atendimento a denúncia, durante ‘Operação Impacto’, visualizou uma embarcação pesqueira adentrando a “Garganta do Diabo”, sentido Ponte Pênsil, que ao notar a presença da embarcação policial, mudaram a rota, margeando a costa do Parque Estadual Xixová Japuí e empreendeu fuga sentido ponte pênsil.

Foi efetuado o acompanhamento, sendo que próximo a faixa arenosa da praia, dois tripulantes pularam na água e abandonaram a embarcação e se evadiram com um peixe de grande porte, onde um dos pescadores foi reconhecido pela equipe, pois fora autuado em data anterior por crime ambiental. De imediato a equipe desembarcou da embarcação adentrando o mar e seguindo sentido faixa arenosa e durante a varredura nas proximidades da fuga dos indivíduos, foi localizado uma das partes próximo a uma construção inabitada, juntamente com o pescado um Mero.

O flagrante ocorreu no interior da Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Centro , sendo a espécie protegida por lei, devido constar na lista de animais preservados e ameaçados de extinção.
O flagrante resultou em um Auto de Infração Ambiental, no valor de R$ 7.200,00 em desfavor do pescador que assumiu estar ciente da proibição da pesca desta espécie. A embarcação, espinhéis e demais petrechos utilizados no CRIME AMBIENTAL, foram apreendidos, bem como o pescado, que foi destinado ao Instituto Mero do Brasil, fazendo assim o papel social da PMESP.

Risco e Extinção

Desde 2002, a captura dos meros, assim como transporte, comercialização, o beneficiamento e a industrialização são proibidos, segundo a Portaria do Ibama Nº 121. Em 2020, a mais recente avaliação de ameaça de extinção apontou que a espécie está criticamente em perigo.

Fonte: Comunicação Social da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3ºBPAmb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *