Categories: Santos e Região

Polícia Ambiental flagra novamente pesca de camarão durante o defeso, agora no Guarujá

Pescadores tentaram dificultar a abordagem da lancha-patrulha da Polícia Ambiental, acelerando a embarcação e lançando ao mar o pescado e petrechos de pesca, sem êxito!

Nesta quinta-feira (20/3), durante a Operação Impacto e a 3ª Fase da Operação Verão, uma equipe da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3°BPAmb, realizava Patrulhamento Ostensivo e Preventivo Marítimo pelas águas da Baixada Santista, quando nas proximidades da praia do Perequê, município de Guarujá, constataram uma embarcação pesqueira em plena atividade de pesca na modalidade arrasto de camarão, espécie que encontra-se em seu período de proteção por lei, o Defeso.

Ao receberem a ordem para desligar os motores, não obedeceram e tentaram realizar fuga, acelerando a embarcação, inclusive realizando manobras perigosas, com intuito de se evadirem da abordagem policial, mas sem êxito, sendo logo alcançados pela lancha-patrulha da Polícia Ambiental, onde os Militares realizaram a abordagem, buscas pessoais, vistoria na embarcação e fiscalização ambiental física e documental.

Durante a tentativa de fuga, os tripulantes lançaram ao mar diversas caixas e cestos cheios de camarões e alguns peixes, bem como cortaram os cabos que sustentam os petrechos de pesca, lançando ao mar duas redes de arrasto e quatro portas de arrasto, no intuito de se desvencilhar do flagrante de Crime Ambiental, atitude essa também sem êxito.

O flagrante resultou em dois autos de infração ambiental no valor de R$ 2.000,00 cada, por pescar em período no qual a pesca seja proibida, bem como outros dois autos de infração ambiental no valor de R$500,00 cada, por dificultar a ação do poder público no exercício de atividade de fiscalização ambiental, em desfavor dos dois tripulantes a bordo, os quais terão de comparecer a SEMIL – Secretaria de meios Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, para prestar esclarecimentos, bem como poderão ser solicitados pela autoridade de polícia judiciária, a qual foi noticiada do crime. A infração ambiental resultou também na apreensão da embarcação

Redação

Nosso compromisso é com a notícia. O que faz nossa equipe apurar junto aos órgãos oficiais as principais informações da resenha policial da região.

Recent Posts

Homem é preso após furtar bicicleta de paciente na UPA Sul em Caraguatatuba

Uma equipe da GCM durante patrulhamento na tarde de quinta-feira (30), deteve um homem pelo…

1 hora ago

Policiais municipais de São Sebastião participam de treinamento especializado em armamento e manejo de cães

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), promoveu nesta…

12 horas ago

Polícia Civil prende homem acusado de tentativa de homicídio em Ilhabela

Segundo a polícia, o crime aconteceu em janeiro após uma briga em um bar onde…

2 dias ago

Jovem forja o próprio sequestro para extorquir dinheiro da mãe em São Sebastião

Filho tinha saído de casa há 7 dias sem dar notícia e nesta quinta-feira (30)…

2 dias ago

GCM recupera veículo furtado na madrugada no bairro Indaiá, em Caraguatatuba

A Guarda Civil Municipal recuperou na tarde desta quarta-feira (29), um veículo que foi furtado…

3 dias ago

Homem é preso após arrombar casa para furtar em Ilhabela

Um homem 23 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira (30), após arrombar uma casa…

3 dias ago