Operação Huracan teve inicio nesta quinta-feira (23) em todo o estado de São Paulo e vai até esta sexta-feira (24)
A Polícia Militar Ambiental e o Ministério Público deflagraram nesta quinta-feira (23) a Operação Huracan, realizada em todo o estado de São Paulo, focada na prevenção de incêndios florestais e seus impactos na saúde pública. A operação está mobilizando cerca de 450 policiais e segue um planejamento estratégico elaborado para direcionar eficazmente as ações em campo.
A ação, que acontece no período de pré-estiagem, inclui a vistoria de propriedades rurais e a orientação aos proprietários sobre medidas de prevenção, como a manutenção adequada dos aceiros e a correta implementação de planos de prevenção contra incêndios.
As equipes que contam com efetivos dos cinco batalhões da PM ambiental e promotores de Justiça também percorrem trechos de aceiros, margens de rodovias e zonas de unidades de conservação para garantir a proteção das áreas naturais e evitar a propagação de incêndios.
A operação também tem o objetivo de combater a fabricação ilegal de balões, uma atividade que apresenta riscos significativos à segurança pública e ao meio ambiente.
Os balões podem causar incêndios em áreas residenciais, industriais e florestais, além de representar perigo para a segurança de aeronaves.
A PM ambiental reforça que fabricar, vender, transportar e soltar balões é crime previsto no artigo 42 da Lei nº 9.605/98. Os envolvidos também podem ser responsabilizados por atentar contra a navegação aérea, conforme o artigo 261 do Código Penal.
A Operação Huracan, cujo nome faz alusão ao deus maia das catástrofes naturais, inclui um componente didático importante, com ações de educação ambiental nas redes sociais para conscientizar a população. “A Operação Huracan representa um esforço significativo para proteger o meio ambiente e a segurança pública, promovendo a prevenção de incêndios e a conscientização da sociedade”, informou a PM ambiental.
As orientações incluem:
– Não atirar cigarros ou fósforos às margens de rodovias;
– Não soltar balões (soltar balões é crime previsto na Lei 9.605/98);
– Evitar acender fogueiras, especialmente perto de matas e em dias de vento com baixa umidade;
– Não realizar queimadas sem a devida autorização prévia da CETESB, quando necessário em áreas agrícolas;
– Não soltar fogos de artifício próximo a áreas com vegetação.
A Operação Huracan representa um esforço significativo para proteger o meio ambiente e a segurança pública, promovendo a prevenção de incêndios e a conscientização da sociedade.
Um motorista teve ferimentos leves após o carro que estava bater contra outro e ser…
A Polícia Militar em Ilhabela através da Atividade Delegada deteve um homem de 40 anos,…
A Polícia Civil deteve nesta sexta-feira (1°), um homem suspeito de matar uma mulher de…
Quatro menores foram apreendidos pela Polícia Militar por tentativa de roubo no bairro Aruan, em Caraguatatuba,…
Um incêndio registrado em vegetação no bairro Morro do Algodão no final da tarde desta…
Nesta quarta-feira (30/7), a Polícia Militar Ambiental realizou uma nova operação de demolição no bairro…