Categories: Santos e Região

Polícia Ambiental apreende quase quatro toneladas de camarão na baixada santista

Flagrante foi realizado pela 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3º BPAmb. Cinco pescadores foram autuados, totalizando mais de R$ 150 mil em multas pelo crime Ambiental

Na manhã desta segunda-feira (27/5), uma equipe da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3°BPAmb, realizava Patrulhamento Ostensivo e Preventivo Marítimo, quando pelo município de Guarujá/SP, avistaram uma embarcação pesqueira adentrando o Rio do Meio, e ao se aproximar, identificaram a atividade de pesca na modalidade arrasto de camarão.

Após abordagem, foi constatado durante a fiscalização documental, que um dos três tripulantes a bordo não possuía a devida carteira de pescador profissional, contrariando a legislação pesqueira vigente.

Fotos cedidas pela PMA

Durante vistoria ambiental de pesca, os Policiais Militares localizaram grande quantidade de pescado no porão da embarcação, sendo crustáceos das espécies camarão sete-barbas e branco.

Foi iniciada então a escolta da embarcação até local seguro para atracar, onde foi realizada a devida descarga, pesagem, identificação das espécies e a destinação de todos os 3.800 quilos de pescado, sendo 3.300kg de camarão sete-barbas e 500 kg de camarão branco, os quais foram distribuídos entre o Fundo Social de Solidariedade de Guarujá, AAMPESP – Associação dos Aquaviários, Marinheiros de Esporte e Recreio e Pescadores Artesanais do Estado de São Paulo , Projeto Mesa Brasil do SESC – Serviço Social do Comércio de Santos e APAE –  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guarujá, beneficiando milhares de pessoas carentes e em situação de risco, fazendo assim o papel social da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O flagrante resultou em um Auto de Infração Ambiental, em desfavor do tripulante irregular, por não possuir a devida carteira de pescador profissional, no valor de R$ 154.000,00 em multa pela Infração Ambiental, o qual terá de comparecer a SEMIL – Secretaria de meios Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, para prestar esclarecimentos. A infração ambiental resultou também na apreensão da embarcação, redes de pesca e demais petrechos utilizados no Crime Ambiental. Ações rápidas como essa, corroboram para a preservação e perpetuação das espécies marinhas!

Redação

Recent Posts

Idoso sofre queda em trilha de três metros e fica ferido em Ubatuba

O Corpo de Bombeiros foi acionado na tarde desta quarta-feira (19), para atender uma ocorrência…

4 dias ago

Calorão de 38°C leva procurado para cadeia após chamar atenção usando blusa em Caraguá

Um homem de 36 ano, foi preso na tarde desta quarta-feira (19), por uma equipe…

4 dias ago

Homem é preso com 800 porções de drogas em Caraguatatuba

Um homem foi preso nesta terça-feira (18), acusado do crime de porte ilegal de arma…

4 dias ago

Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba registra mais de 2,5 mil ações em janeiro

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba intensificou sua atuação no município durante o mês…

5 dias ago

Operação Carnaval: policiamento vai ser ampliado em todo o estado de São Paulo

Cerca de 20 mil PMs atuarão na capital paulista, interior e litoral; Civil reforçará atendimento…

5 dias ago

Operação policial com apoio da EDP descobre furto de energia em pousada no bairro Massaguaçu, em Caraguatatuba

Prática ilegal traz riscos à segurança, interferência na qualidade do fornecimento de energia na região…

6 dias ago