Categories: Santos e Região

Polícia Ambiental apreende quase quatro toneladas de camarão na baixada santista

Flagrante foi realizado pela 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3º BPAmb. Cinco pescadores foram autuados, totalizando mais de R$ 150 mil em multas pelo crime Ambiental

Na manhã desta segunda-feira (27/5), uma equipe da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3°BPAmb, realizava Patrulhamento Ostensivo e Preventivo Marítimo, quando pelo município de Guarujá/SP, avistaram uma embarcação pesqueira adentrando o Rio do Meio, e ao se aproximar, identificaram a atividade de pesca na modalidade arrasto de camarão.

Após abordagem, foi constatado durante a fiscalização documental, que um dos três tripulantes a bordo não possuía a devida carteira de pescador profissional, contrariando a legislação pesqueira vigente.

Fotos cedidas pela PMA

Durante vistoria ambiental de pesca, os Policiais Militares localizaram grande quantidade de pescado no porão da embarcação, sendo crustáceos das espécies camarão sete-barbas e branco.

Foi iniciada então a escolta da embarcação até local seguro para atracar, onde foi realizada a devida descarga, pesagem, identificação das espécies e a destinação de todos os 3.800 quilos de pescado, sendo 3.300kg de camarão sete-barbas e 500 kg de camarão branco, os quais foram distribuídos entre o Fundo Social de Solidariedade de Guarujá, AAMPESP – Associação dos Aquaviários, Marinheiros de Esporte e Recreio e Pescadores Artesanais do Estado de São Paulo , Projeto Mesa Brasil do SESC – Serviço Social do Comércio de Santos e APAE –  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guarujá, beneficiando milhares de pessoas carentes e em situação de risco, fazendo assim o papel social da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O flagrante resultou em um Auto de Infração Ambiental, em desfavor do tripulante irregular, por não possuir a devida carteira de pescador profissional, no valor de R$ 154.000,00 em multa pela Infração Ambiental, o qual terá de comparecer a SEMIL – Secretaria de meios Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, para prestar esclarecimentos. A infração ambiental resultou também na apreensão da embarcação, redes de pesca e demais petrechos utilizados no Crime Ambiental. Ações rápidas como essa, corroboram para a preservação e perpetuação das espécies marinhas!

Redação

Nosso compromisso é com a notícia. O que faz nossa equipe apurar junto aos órgãos oficiais as principais informações da resenha policial da região.

Recent Posts

Motorista bate em outro carro é deixa local sem prestar socorro em Ilhabela

Um motorista teve ferimentos leves após o carro que estava bater contra outro e ser…

4 horas ago

Homem é preso com celular furtado em Ilhabela

A Polícia Militar em Ilhabela através da Atividade Delegada deteve um homem de 40 anos,…

6 horas ago

Homem é preso suspeito de matar mulher no bairro Estufa em Ubatuba

A Polícia Civil deteve nesta sexta-feira (1°), um homem suspeito de matar uma mulher de…

19 horas ago

Quatro menores são apreendidos durante a madrugada por tentativa de roubo em Caraguá

Quatro menores foram apreendidos pela Polícia Militar por tentativa de roubo no bairro Aruan, em Caraguatatuba,…

1 dia ago

Corpo de Bombeiros atende ocorrência de incêndio em Caraguatatuba

Um incêndio registrado em vegetação no bairro Morro do Algodão no final da tarde desta…

1 dia ago

PM Ambiental realiza demolição de construções irregulares em área de preservação permanente em Caraguatatuba

Nesta quarta-feira (30/7), a Polícia Militar Ambiental realizou uma nova operação de demolição no bairro…

2 dias ago