Categories: Geral

Mais de 2 mil mulheres vítimas de violência são atendidas com auxílio-aluguel em São Paulo

Programa voltado especificamente para esse público está presente em 552 municípios paulistas

O Governo de São Paulo atende mais de 2,2 mil mulheres vítimas de violência doméstica com um auxílio aluguel específico para esse público. A iniciativa entra no rol de ações do Estado destacadas neste Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento à violência contra a mulher. O auxílio aluguel para vítimas de violência está presente em 552 municípios paulistas e é viabilizado pelas prefeituras municipais.

O auxílio-aluguel é um benefício temporário concedido pelo Governo de São Paulo para apoiar a vítima a se afastar da situação de violência. As beneficiárias têm direito a R$ 500 mensais, pagos por até seis meses, com possibilidade de prorrogação por igual período caso se mantenha a situação de vulnerabilidade.

Entre março e agosto deste ano, o Governo de São Paulo já pagou R$ 3,8 milhões em auxílio. Ao todo, foram 7,7 mil benefícios pagos em todo o estado.

Para ter acesso ao programa, a mulher precisa morar no estado de São Paulo, possuir medida protetiva vigente, comprovar renda familiar de até dois salários-mínimos antes da separação do agressor e apresentar documentos que demonstrem vulnerabilidade, como relatório psicossocial ou inscrição no CadÚnico.

O pedido deve ser feito junto à rede municipal de Assistência Social. É nesse atendimento que começa o processo de cadastro no programa, com análise documental e encaminhamento à Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado. O valor é depositado em uma poupança social do Banco do Brasil, que pode ser acessada por aplicativo ou diretamente em agências.

Onde buscar ajuda?

Mulheres em situação de violência podem procurar ajuda nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), nos Centros de Referência Especializados (CREAS), nas Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em hospitais, no Ministério Público, na Defensoria Pública e na Ordem dos Advogados do Brasil. Esses serviços oferecem acolhimento, orientações e os encaminhamentos necessários para a proteção da vítima.

Agosto Lilás & Movimento SP por Todas

A conscientização pelo fim da violência contra a mulher é o foco do Agosto Lilás e um dos pilares do movimento SP por Todas, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas.

Essas frentes estão nos pilares da gestão e incluem soluções como o lançamento do aplicativo SP Mulher Segura, que conecta a polícia de forma direta e ágil caso o agressor se aproxime; e a criação de novas salas da Delegacia da Defesa da Mulher 24 horas. Mais informações www.spportodas.sp.gov.br.

Redação

Nosso compromisso é com a notícia. O que faz nossa equipe apurar junto aos órgãos oficiais as principais informações da resenha policial da região.

Recent Posts

Homem é preso após furtar bicicleta de paciente na UPA Sul em Caraguatatuba

Uma equipe da GCM durante patrulhamento na tarde de quinta-feira (30), deteve um homem pelo…

12 horas ago

Policiais municipais de São Sebastião participam de treinamento especializado em armamento e manejo de cães

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), promoveu nesta…

23 horas ago

Polícia Civil prende homem acusado de tentativa de homicídio em Ilhabela

Segundo a polícia, o crime aconteceu em janeiro após uma briga em um bar onde…

2 dias ago

Jovem forja o próprio sequestro para extorquir dinheiro da mãe em São Sebastião

Filho tinha saído de casa há 7 dias sem dar notícia e nesta quinta-feira (30)…

3 dias ago

GCM recupera veículo furtado na madrugada no bairro Indaiá, em Caraguatatuba

A Guarda Civil Municipal recuperou na tarde desta quarta-feira (29), um veículo que foi furtado…

3 dias ago

Homem é preso após arrombar casa para furtar em Ilhabela

Um homem 23 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira (30), após arrombar uma casa…

3 dias ago