Categories: Geral

Interior de SP: homicídios, latrocínios e feminicídios caem nas cidades paulistas

Trimestre fechou com redução histórica nos crimes contra a vida

As cidades do interior de São Paulo fecharam o primeiro trimestre do ano com redução no número de homicídios, latrocínios e feminicídios. Os dados fazem parte do balanço da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.
De janeiro a março deste ano, o interior do estado registrou 380 homicídios dolosos — quando há intenção de matar. Foi o segundo menor índice da história para o interior do estado. O número é 12% menor na comparação com o primeiro trimestre de 2024, quando aconteceram 432 homicídios.
Latrocínios têm queda histórica
Os roubos seguidos de morte terminaram o trimestre com uma redução histórica no interior paulista. Foram 16 latrocínios de janeiro a março, quatro a menos no comparativo com o ano passado.
O dado confirma uma queda histórica para os latrocínios, que chegaram ao menor número dos últimos 25 anos — mesma quantidade registrada em 2019. Desde 2023, os roubos seguidos de morte têm caído gradativamente no interior paulista — passando de 24 crimes para 16, neste ano.
Trimestre termina com redução de feminicídios
As Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) registraram no primeiro trimestre do ano 34 casos de feminicídios. A quantidade é 29% menor na comparação entre janeiro e março de 2024, quando aconteceram 48 crimes em razão do gênero.
A delegada Adriana Liporoni, coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher, considera que a redução representa um progresso. “Ainda há muito a ser feito, mas qualquer vida preservada já é um avanço que precisa ser valorizado”, afirmou.
A diminuição dos casos é atribuída a um conjunto de políticas públicas voltadas à prevenção e enfrentamento da violência de gênero. Entre as ações destacam-se o incentivo à denúncia, campanhas de conscientização, a criação de espaços de acolhimento e a capacitação dos profissionais que atendem vítimas de violência doméstica.
As denúncias de estupros aumentaram em todo o interior, o que indica a confiança da vítima em registrar o crime e denunciar o agressor. No trimestre, foram 2.225 boletins de ocorrência, 8% a mais na comparação com o ano anterior.

Redação

Nosso compromisso é com a notícia. O que faz nossa equipe apurar junto aos órgãos oficiais as principais informações da resenha policial da região.

Recent Posts

Homem é preso após furtar bicicleta de paciente na UPA Sul em Caraguatatuba

Uma equipe da GCM durante patrulhamento na tarde de quinta-feira (30), deteve um homem pelo…

3 horas ago

Policiais municipais de São Sebastião participam de treinamento especializado em armamento e manejo de cães

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), promoveu nesta…

14 horas ago

Polícia Civil prende homem acusado de tentativa de homicídio em Ilhabela

Segundo a polícia, o crime aconteceu em janeiro após uma briga em um bar onde…

2 dias ago

Jovem forja o próprio sequestro para extorquir dinheiro da mãe em São Sebastião

Filho tinha saído de casa há 7 dias sem dar notícia e nesta quinta-feira (30)…

2 dias ago

GCM recupera veículo furtado na madrugada no bairro Indaiá, em Caraguatatuba

A Guarda Civil Municipal recuperou na tarde desta quarta-feira (29), um veículo que foi furtado…

3 dias ago

Homem é preso após arrombar casa para furtar em Ilhabela

Um homem 23 anos, foi preso na manhã desta quinta-feira (30), após arrombar uma casa…

3 dias ago