Imagens que já estão em poder da Polícia mostram dezenas de entregadores derrubando portão e acendendo fogos de artificio em direção ao imóvel. Ninguém foi preso
Um grupo com dezenas de motoboy destruiu uma casa e um veículo que estava na garagem após um vídeo de um motoboy sendo agredido pelo pai e o filho ao tentar receber pela entrega na noite desta sexta-feira (4), no bairro Pontal Santa Marina, em Caraguatatuba. Assista ao vídeo a baixo.
Imagens obtidas pela equipe do Portal Agora Deu Bo, mostram o grupo no começo desta madrugada de sábado (5), derrubando o portão do imóvel com chutes, quebrando janelas, jogando objetos contra um carro na garagem e acendendo fogos de artificio em direção da casa. Apesar do estrago, não há informações sobre feridos. Veja vídeo a baixo.
A Polícia Civil informou que os vídeos serão usados para identificar todos os envolvidos na ação de retaliação. Os participantes devem responder por associação criminosa, dano ao patrimônio e exercício arbitrário das próprias razões — crime previsto quando alguém faz justiça com as próprias mãos, para satisfazer pretensão legítima, mas proibida por vias violentas.
Penas previstas no Código Penal Brasileiro:
- Associação Criminosa (Art. 288): pena de 1 a 3 anos de reclusão.
- Dano (Art. 163): pena de detenção de 1 a 6 meses ou multa. Se o dano for qualificado (violência ou ameaça), pode aumentar.
- Exercício Arbitrário das Próprias Razões (Art. 345): pena de detenção de 15 dias a 1 mês ou multa, se não houver violência. Se houver violência, a pena é de detenção de 1 a 6 meses, além da pena correspondente à violência.
As imagens estão sendo analisadas e todos os envolvidos poderão ser indiciados, incluindo os agressores iniciais e os autores do quebra-quebra.