GIR-4 treina Guarda Civil Municipal de Santos com técnicas avançadas de algemação e contenção

O Grupo de Intervenção Rápida (GIR-4) realizou, nos dias 19, 20 e 21 de agosto, o curso de Imobilização Tática e Uso de Algemas para o aprimoramento do desempenho das funções dos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos. O treinamento contou com técnicas avançadas de algemação e contenção, fortalecendo a segurança pública na região. A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

De acordo com Saulo Matos, comandante operacional do GIR-4, a imobilização tática, criada pela corporação, solidifica o principal mandamento da ação, que é zelar pela integridade física e moral da pessoa. Ele ainda destacou que a finalidade da cooperação entre SAP e GCM foi tornar a Guarda Municipal de Santos ainda mais eficiente com o uso de técnicas para atender com excelência a sociedade da região. Segundo Matos, estiveram à frente do curso os servidores da SAP Alessandro Augusto Santos e Sérgio Lourenço.

Para a Secretária Municipal de Segurança, Raquel Kobashi Gallinati Lombardi, “o curso de Imobilização Tática e Uso de Algemas feito pelo GIR-4 significa trazer uma segurança pública cada vez mais forte e de excelência para a população santista”. Segundo ela, o curso é considerado um dos melhores do Brasil e era exatamente o que a prefeitura buscava para seus policiais.

A ação contou com a participação voluntária de 180 agentes da GCM de Santos que aderiram ao curso mesmo estando em seus horários de folga. Também prestigiaram a iniciativa servidores de outras cidades da Baixada Santista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *