Categories: Geral

Entenda como funciona o 190 da Polícia Militar de SP

Telefone para casos de emergência opera 24 horas em todo o estado de São Paulo

O Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) do Estado de São Paulo recebe cerca de 50 mil ligações por dia por meio do 190, ferramenta utilizada para casos de emergência e pedidos de ajuda.

O atendimento funciona 24 horas e atende todo o território paulista. Ao receber a ligação, o atendente detecta o tipo de problema e, de acordo com as necessidades da vítima, pode encaminhá-la para um setor especializado da central.

Em casos que envolvam violência doméstica, por exemplo, a vítima pode ser direcionada para uma policial da Cabine Lilás – programa inaugurado em março voltado para atender de forma mais técnica e humanizada as mulheres vítimas de agressão.

Leia também: Cabine Lilás: 8 homens são presos por descumprir medidas protetivas durante primeiro mês de projeto

Já quando há solicitações feitas por estrangeiros de língua inglesa ou espanhola, a ligação é transferida para um intérprete de línguas do Copom.

O canal também atende serviços do Corpo de Bombeiros (193) e do Disque Denúncia (181). “O 190 é a verdadeira conexão do cidadão paulista com a Polícia Militar em casos emergenciais”, enfatiza o comandante do Copom, coronel Carlos Lucena.

Despacho de viaturas

Toda situação que envolve quebra de ordem pública ou um risco iminente à vida ou patrimônio, é feito um acionamento de viaturas que se deslocam até o local da ocorrência.

Logo no início dessas ligações é gerado, automaticamente, um talão de “pré-ocorrência”, que é encaminhado ao batalhão mais próximo do endereço da solicitação feita pela vítima. Lá, imediatamente, uma viatura é despachada ao local dos fatos.

“Depois que é gerada a pré-ocorrência, o atendente fica no telefone com a vítima para colher informações complementares que possam ajudar a equipe na viatura que já está a caminho do local”, explica Lucena.

“Trabalhamos para que o atendimento seja realizado no menor tempo possível. Isso salva vidas”, diz. Durante a ligação a vítima não é obrigada a se identificar, garantindo o anonimato.

Produtividade

Em 2023, os casos de perturbação de sossego foram os chamados mais atendidos pelo Copom, com mais de 1,3 milhão de ligações.

Em seguida vieram as ocorrências de discussões em geral (908 mil casos), averiguação de atitude suspeita (745 mil), violência doméstica (374,4 mil), furto (256,9 mil) e acidentes de trânsito com vítima (194,1 mil).

Redação

Nosso compromisso é com a notícia. O que faz nossa equipe apurar junto aos órgãos oficiais as principais informações da resenha policial da região.

Recent Posts

Motorista bate em outro carro é deixa local sem prestar socorro em Ilhabela

Um motorista teve ferimentos leves após o carro que estava bater contra outro e ser…

14 horas ago

Homem é preso com celular furtado em Ilhabela

A Polícia Militar em Ilhabela através da Atividade Delegada deteve um homem de 40 anos,…

16 horas ago

Homem é preso suspeito de matar mulher no bairro Estufa em Ubatuba

A Polícia Civil deteve nesta sexta-feira (1°), um homem suspeito de matar uma mulher de…

1 dia ago

Quatro menores são apreendidos durante a madrugada por tentativa de roubo em Caraguá

Quatro menores foram apreendidos pela Polícia Militar por tentativa de roubo no bairro Aruan, em Caraguatatuba,…

2 dias ago

Corpo de Bombeiros atende ocorrência de incêndio em Caraguatatuba

Um incêndio registrado em vegetação no bairro Morro do Algodão no final da tarde desta…

2 dias ago

PM Ambiental realiza demolição de construções irregulares em área de preservação permanente em Caraguatatuba

Nesta quarta-feira (30/7), a Polícia Militar Ambiental realizou uma nova operação de demolição no bairro…

2 dias ago