Ana Gonzalez, entrou na instituição em 2020, realizou sua primeira missão do Serviço Aerotático em janeiro
A missão do Serviço Aerotático da Polícia Civil de 13 de janeiro foi especial por dois motivos. Era a primeira missão na aviação da delegada Ana Carolina Del Picchia Nogueira Gonzalez. Além disso, foi também a primeira vez que uma mulher pilotou um helicóptero da Polícia Civil. O treinamento da delegada Ana durou um ano. A partir de agora, a expectiva é abrir caminho para mais mulheres.
“Conseguir entender que o nosso papel é estar onde o homem está. Não queremos ser melhores, mas sim poder ocupar os mesmos espaços, nas mesmas condições”, disse a delegada. “Estar aqui podendo abrir portas para outras mulheres é uma grande alegria. Só tenho a agradecer por ter conseguido essa oportunidade. Espero conquistar novas colegas”, afirmou a delegada.
A delegada tem 37 anos e começou a carreira em 2020. No ano seguinte, foi trabalhar na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Francisco Morato e assumiu a titularidade em 2022, onde ficou até outubro de 2024.
Apaixonada pela carreira policial, Ana sempre gostou de voar e sempre se interessou pelo operacional da Polícia Civil. Achou a oportunidade inusitada, pois fazia 15 anos que não abria um concurso de piloto do Serviço Aerotático (SAT). Ela se inscreveu, mas pensou em desistir pelas dificuldades. Porém, após a ligação da Academia de Polícia (Acadepol), em que ouviu “finalmente uma mulher se inscreveu”, teve força para querer continuar. “É uma grande satisfação pessoal”, comentou.
Após um ano de cursos e treinamentos, a delegada assumiu sua primeira missão em janeiro deste ano. “Minha maior inspiração como policial e como piloto é servir à população da melhor forma possível”, disse. “Estamos aqui para garantir uma segurança efetiva para a sociedade.”
Serviço Aerotático
O SAT da Polícia Civil é subordinado ao Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) e realiza ações no auxílio do trabalho policial de campo, investigativo ou cumprimento de mandado, além do transporte de órgãos.
Ao todo, são dois helicópteros e dois aviões. Estão em processo de compra de outros dois helicópteros modernos. Para se tornar piloto do SAT é preciso ser delegado de polícia e prestar concurso interno da instituição.
Uma criança masculina de 5 anos, estava brincando na piscina da família na tarde desta…
Um óbito foi registrado na madrugada desta terça-feira(31), na praia de Cambury, na Costa Sul…
A Polícia Civil por meio da Delegacia de Polícia de Ilhabela, realizou o cumprimento de…
Um homem de 31 anos, morreu na madrugada de domingo (28/12) ao caminhar pelo trecho…
Uma ocorrência na tarde desta segunda-feira (29), mobilizou o Corpo de Bombeiros para atender a…
Uma mulher de 63 anos, da cidade de Embu das Artes em São Paulo, foi…