Categories: Caraguatatuba

Adolescente é ferida no rosto após briga na porta de escola em Caraguatatuba

Uma adolescente de 15 anos ficou ferida na tarde desta terça-feira (27), após se envolver em uma briga e ter o rosto atingido por golpes de estilete na saída de uma escola no bairro Perequê-Mirim, em Caraguatatuba. As duas meninas estudam na Escola Municipal Professora Marias Edna Nogueira Ferraz e abriga teria sito motivado por situação mal resolvida no passado.

Segundo o boletim de ocorrência, por volta 12h37, a vítima tinha deixando a escola, quando foi chamada pela menor de 14 anos, na frente da EMEI Yasutada Nasu, e logo em seguida iniciou a briga.

A vítima foi golpeada no rosto por um estilete e teve cortes profundos e foi socorrida por uma coordenadora da escola até UPA Sul e logo após foi transferida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para o Hospital Stella Maris. A vítima levou vários pontos e ficou internada e está fora de perigo. Após deixar o hospital, a vítima passará por exame de corpo delito no IML.

Após o crime a menor voltou para a escola onde se encontrava acompanhada da coordenadora pedagógica da unidade e foi apreendida pela Polícia Militar. A delegada responsável determinou a lavratura de auto de apreensão em flagrante da adolescente autora do ato infracional, com base no artigo 129, §2º, inciso IV do Código Penal (lesão corporal com deformidade permanente), e autorizou sua internação provisória na Fundação Casa. A medida foi tomada com base nos artigos 173 e 174 do Estatuto da Criança e do Adolescente, por entender que o ato foi premeditado e praticado com violência.

A Prefeitura de Caraguatatuba informou através de nota, que acompanha de forma rigorosa o caso que envolve duas estudantes, 14 anos, da rede municipal de ensino, ocorrido nas imediações da EMEI Yasutada Nasu, no dia 27 de maio.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio das equipes gestoras das unidades envolvidas, prestou acolhimento às alunas e acionou imediatamente os órgãos competentes, como Conselho Tutelar e Polícia Militar. A estudante ferida foi encaminhada à unidade de saúde, e a outra conduzida à delegacia, acompanhada de familiares e representantes da escola.

O caso também foi comunicado à Secretaria da Saúde e ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), plataforma nacional do Ministério da Saúde utilizada para registrar ocorrências de violência ou agravos à saúde, especialmente quando envolvem crianças e adolescentes.

As famílias das alunas estão sendo acompanhadas e a unidade escolar adotou medidas pedagógicas, administrativas e de apoio psicossocial para os envolvidos e também nas unidades escolares.

O governo ressalta que a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar realizam rondas escolares periódicas em todas as unidades da rede, com o objetivo de garantir a segurança da comunidade escolar e promover um ambiente de aprendizagem mais seguro.

A administração reitera seu compromisso com a proteção da infância e adolescência, o fortalecimento da rede de apoio socioeducacional e a promoção de uma cultura de paz no ambiente escolar.

Redação

Nosso compromisso é com a notícia. O que faz nossa equipe apurar junto aos órgãos oficiais as principais informações da resenha policial da região.

Recent Posts

Criança de 5 anos é reanimada após se afogar em piscina em Ubatuba

Uma criança masculina de 5 anos, estava brincando na piscina da família na tarde desta…

1 mês ago

Homem morre após entrar no mar na madrugada em Cambury na Costa Sul de São Sebastião

Um óbito foi registrado na madrugada desta terça-feira(31), na praia de Cambury, na Costa Sul…

1 mês ago

Homem tem prisão preventiva aceita, após reincidência em violência contra mulher em Ilhabela

A Polícia Civil por meio da Delegacia de Polícia de Ilhabela, realizou o cumprimento de…

1 mês ago

Homem morre atropelado ao caminhar pelo Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios

Um homem de 31 anos, morreu na madrugada de domingo (28/12) ao caminhar pelo trecho…

1 mês ago

Incêndio em veículo mobiliza Corpo de Bombeiros em Caraguatatuba

Uma ocorrência na tarde desta segunda-feira (29), mobilizou o Corpo de Bombeiros para atender a…

1 mês ago

Turista é resgatada pelo Corpo de Bombeiros em Ilhabela

Uma mulher de 63 anos, da cidade de Embu das Artes em São Paulo, foi…

1 mês ago